26 agosto 2017

Inspiração: O que é e como manter

Eu sempre achei que inspiração era um milagre, que era raio que não caia duas vezes no mesmo lugar mas eis que um dia, lendo um livro, me deparei com uma frase que me fez refletir sobre o assunto: "A imaginação é fruto do trabalho e estudo, não é uma musa que voa em sua direção com ideias prontas"- a frase fala de imaginação mas eu associo como inspiração - então, me dei conta que, se inspiração fosse algo que viesse de vez em quando, criadores de conteúdo simplesmente não criariam conteúdo! Pelo menos não diariamente como os profissionais na área fazem. Ou qualquer outro profissional em sua área, eles não iriam conseguir produzir tanta coisa se fosse realmente um milagre.

Então, o que inspiração é?
Se você pensa como eu pensava, deve estar se perguntando agora o que é essa tal de inspiração, é simples: prática! O ato de praticar tal coisa todo dia faz sua mente não parar de pensar sobre, é como se fosse um exercício, por exemplo, eu, blogueira/criadora de conteúdo estipulei a meta de fazer um post ou pelo menos a metade de um todo dia, e então, uso um aplicativo de tarefas (SplenDO) para anotar todos os dias que tenho que fazer um post sobre algum assunto, assim produzo conteúdo diariamente: praticando, eu consigo exercitar minha mente para fazer aquilo todo dia, sem bloqueio criativo, é como se fosse escovar dentes ou tomar banho, algo que faz parte da minha rotina essencial.

Como posso praticar minha inspiração?

  • Utilize a técnica do Pomodoro (temporizador do tempo) ou simplesmente de listar o que fará no dia, essas são técnicas que funcionam bem para a maioria das pessoas, há aplicativos para isso, como: SplenDO, Bright TODO, Any.do, Wunderlist, ZUI days, Clearfocus, Goodtime, Todoist, 7 weeks.
  • Divida uma meta em dias consecutivos, não tente fazer tudo de uma vez, se você precisa fazer algo importante, comece a fazê-lo uma semana antes e faça durante a semana, por exemplo: tenho que fazer um trabalho pra escola, hoje responde três perguntas, amanhã mais três, depois a introdução, capa, desenvolvimento e etc. 
  • Se não consegue fixar sua rotina em aplicativos de celular, anote tudo numa agenda ou folha de caderno, você pode até mesmo fazer um bullet Journal!
  • Organize seu dia em horário (eu particularmente torço o nariz para a ideia, mas, pode ser que funcione para alguém, não é?), anote o que vai fazer no dia, e estipule por quanto tempo fará e em que horário. 
  • Se cumpriu as metas do dia, não tente fazer a apressada e superlotar sua criatividade com trabalho excessivo. 
Meu pensamento sobre inspiração é esse, o que vocês acreditam que a inspiração seja?
Beijos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Ahh amei seu post :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Dicas anotadas, tô muito pobre de inspiração.
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  3. Gabs, eu super concordo com a sua opinião! Inclusive tem uma frase que amo que diz o seguinte: "Inspiração é para amadores - o resto de nós apenas levanta e vai trabalhar" (é do pintor Chuck Close). E é exatamente isso, conforme você condiciona seu cérebro, mais e mais inspiração ele vai ter. Ah! E controlar os horários também não rola comigo, mas gosto de trabalhar com linha do tempo, pelo menos pra dar uma noção de nível de dificuldade da tarefa.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir